segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"O Pai Tirano" - um filme de 1941 de António Lopes Ribeiro

Estreado a 19 de Setembro de 1941, o filme retrata a paixão de Chico, um amador de teatro, por Tatão a empregada de uma perfumaria. 

Quando tudo está preparado para a apresentação da peça "O Pai Tirano", Tatão escuta atrás de uma porta o ensaio onde Chico actuará de filho do tal pai tirano, (um pai que está disposto a deserdar o filho por este não largar a rapariga por quem está apaixonado), assim, Tatão fica a pensar que Chico é um rapaz rico vindo de família nobre, mas na verdade é pobre. Como Chico não consegue contar a verdade a Tatão sobre a sua verdadeira classe social, e que tudo aquilo era um ensaio para a peça de teatro, o rapaz "engendra" um plano, uma cena da peça, onde o suposto pai de Chico queima o testamento dando a entender que o deserdará caso não deixe a Tatão.
No dia da estreia da peça, Tatão vai ver, apesar de não gostar de teatro (uma das causas que levou o Chico a não ter contado a verdade), e descobre tudo. No fim Tatão perdoa Chico e os dois ficam juntos.

O "Pai Tirano" contou com a participação de Vasco Santana, Francisco Ribeiro "Ribeirinho" (irmão do realizador), Leonor Maia, Arthur Duarte, Eliezer Kamenesky, entre outros.

"Ribeirinho" (Chico) e Vasco Santana (Santana) na cena, onde estão a ensaiar a peça. Tatão ouve atrás da porta.









Cena do filme



Sem comentários:

Enviar um comentário